top of page

Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas.

De Nova York para Peru. Não sei por quê estou escrevendo sobre Machu Picchu antes de escrever sobre Nova York. Por quê foi uma aventura bem diferente de tudo? Talvez. Falarei sobre NY em breve, sei estou devendo resenhas sobre outros destinos que já passei, mas preciso falar sobre o Peru.

Saio do aeroporto JFK ás 06:35 rumo á Bogotá. Pra ser sincero, eu não lembro qual dia era, nem número nem dia da semana, só sei que era um dia antes do Superbowl e queria muito assistir o jogo em algum bar na Times Square, e estava bem próximo do meu aniversário, não seria nada mal passar essa data no bar McGee´s, que é o Mclaren´s de How I Met Your Mother na vida real. Tudo bem, deixa pra próxima, estou indo para algo mais desafiador, Lima, Peru. Pra ser sincero, eu nunca dei muita bola assim pras aulas de espanhol, eu dava muita atenção para aulas de inglês, até demais, e ai chegava a aula de espanhol eu pensava: É só falar português errado. Muito ingênuo da minha parte. Agora, meu maior medo, descendo pela América Latina, era me virar falando portunhol. Nesse momento, você pode ou me achar coxinha demais ou dar risada de mim, ou os dois, mas eu me sinto 100% mais confortável falando inglês do que "Portunhol".

Chegando em Bogotá, escala longa de 5 horas, meu primeiro desafio: Almoçar. Minha forma de comunicação: Apontar e falar português bem devagar. Consegui almoçar. Partiu Lima!

O aeroporto de Lima, está localizado no melhor possível do planeta terra. Sentei na janela da direita, o pouso foi virado para o Pacífico com um pôr do sol rolando.

Fiquei apenas uma noite em Lima, sai para jantar, encontrei Luke, um amigo meu de Los Angeles que está em Lima no momento. E pude experimentar Lomo Saltado, que é um prato bem típico e a Inka Cola! A bebida da Coca do Peru.

03 horas de sono, 04:00 hora de ir de novo pro aeroporto pegar o Vôo de Lima à Cusco, uma cidade pequena na região dos Andes, 300 mil habitantes aproximadamente. Uma cidade bem pequena, ruas feitas de pedras, e em alguns lugares pedras incas nas paredes das construções.

Cheguei na cidade disposto a experimentar boas comidas locais. Comecei no nível iniciante, experimentando o suco de Chicha Morada, um suco roxo com aparência de suco de uva, porém, feito de milho roxo!

Dizem que em Cusco, devido á altitude, 3400m do nível do mar, é muito comum sentir o famoso Soroche, mais conhecido como Mal de Altitude. O ar é mais rarefeito, os batimentos cardíacos aumentam, é comum passar mal, sentir dor de cabeça, muito cansaço. É tranquilo, nas farmácias vendem balas e pílulas que cortam na hora o mal estar, porém, eu estava em Cusco e decidi junto com Luke que iríamos viver até o limite. Nada de tomar remédios para cortar as sensações reais do local, eu estou á 3400m do mar, se o ar é rarefeito aqui, eu quero sentir, vamos sobreviver sem "drogas" anestésicas, vamos sentir o lugar, esse foi o tratado! E até que foi interessante sentir como o corpo reage em diferentes ocasiões, subir um lance de escadas faz você sentir como se tivesse jogado uma partida de 90 minutos de futebol. Tenho relatos do Federico, que foi para Cusco 1 mês antes de mim, e me disse que foi insuportável. Bom, eu tava curtindo e achando a maior graça, e pra testar mais ainda, compramos uma bola de futebol e jogamos bola na rua.

Da esquerda pra direita:

Chris - Inglaterra

Luke - EUA

Mauro - Brasil

jogando futebol no Peru.

Hora de ir ao mercado local, ouvi dizer que o Peru, é a terra das especiarias, do suco de rã, da carne de alpaca, roupas de pelo de alpaca, frutas, e batatas incas! No caminho do mercado central de San Pedro, encontramos algo muito surpreendente.

MELANCIAS AMARELAS!

Na real, eu não sei descrever o sabor, é menos doce que a melancia vermelha, apenas. Tem gosto de melancia, só que amarela.

O Mercado é Imenso, tem o espaço de dois quarteirões grandes, e vende de tudo. Inclusive uma senhora muito gente boa, me deu um prato de batatas incas para experimentar, só por que perguntei o que eram aquelas bolas brancas. Essas bolas brancas.

Isso são, batatas desidratadas, a moça me disse que era usada pelos incas ao conquistar alguma cidade, eles levavam essas batatas em grandes quantidades nas jornadas, e como são desidratadas não pesam muito, então o transporte é muito mais fácil. depois de me contar essa história, me fez um prato para experimentar.

E Olha, muito bom, ela joga uma galinha inteira dentro da panela para ferver com as batatas e dar o sabor.

Uma coisa que não contei, durante a minha estadia no Peru, uma folha me acompanhou a viagem inteira no meu bolso. A folha de coca, eu mascava o dia inteiro, dizem que ela ajuda na respiração em altas altitudes, eu não senti diferença, comia pois o sabor é bem agradável e deixa a língua amortecida, a língua fica fantasma e é muito engraçado.

Essa é a Coca, mas não a Cocaina, essa é a folha de Coca no seu estado natural, usada para fazer chá ou também para mastigar e aliviar o corpo da altitude.

Uma coisa muito diferente de Cusco, é que todos os banheiros de rua são pagos. Antes de entrar perguntam se é o n. 1 ou o n.2, eu não testei os valores para o n.2 mas sei que para urina cobram 1 sole, que é quase equivalente a 1 real.

Todo mundo usa o mesmo banheiro, você faz xixi num buraco no chão e depois pega um balde de água e joga por cima pra dar aquela limpeza, lava as mão nesse balde azul e vai embora.

O mais legal da cidade de Cusco, é que quase toda hora, você acaba trombando com Lhamas e Alpacas andando pelas ruas.

Elas são muito amigáveis, eu até tentei fazer uma lhama cuspir em mim, mas não fui bem sucedido. Eu não podia perder a oportunidade, antes de ir embora, de experimentar duas coisas muito famosas na cidade. Ceviche e Lomo Saltado de carne de Alpaca.

Muito gostoso, recomendo o ceviche, a carne de Alpaca só se tiver curiosidade, por quê tem sabor de carne de boi só que bem macia, não recomendo por dó das Alpacas elas são tão bonitinhas. Mas comer Alpacas é algo bem cultural. Uma outra comida bem regional mas que não tive coragem de experimentar é o famoso CUY, em outras palavras, Porquinho da India assado.

Hora de ir para Machu Picchu. Não é nada fácil chegar em Machu Picchu. Quer dizer, pra mim já não tava sendo fácil, levando em conta o tanto que eu rodei pra chegar.

Foram 6 passos para chegar até Machu Picchu, porém o caminho de Cusco a Machu Picchu foi o trajeto mais complicado porém o mais compensador.

2 horas de carro até a estação de trem.

2 horas de trem até a cidade de AguasCaliente

40 minutos de Ônibus até a entrada de Machu Picchu

Um caminho longo, acordamos as 04 da manhã para chegar por volta das 11 da manhã em Machu Picchu. Mas fomos presenteados com paisagens sensacionais.

Acho que se o caminho não fosse tão cansativo e desafiador, não teríamos a mesma sensação de dever cumprido ao chegar no topo da montanha e poder ver a cidade de Machu Picchu.

Um lugar, localizado no meio de montanhas, não se vê nada aos lados a não ser montanhas vizinhas e nuvens. Uma brisa de um vento fresco diferente de qualquer outro lugar no mundo, um lugar silencioso, calmo, zen, que lava a alma. Depois de subir muitos degraus, de 20 cm cada, consigo ter essa vista da foto, então eu sentei e lá fiquei por uma hora sentindo o ar do local e apreciando essa vista. Valeu a pena cada segundo dessa jornada e que com certeza, eu faria de novo no mínimo umas 10x.

Obrigado por ter lido até aqui! Deixe seu comentário, envie um recado dizendo o que você achou. Até :)